top of page

Mesa Redonda: #SerMulherEmTech

01/08 - Segunda-Feira às 19h30 @ FE02

"O que significa ser mulher em uma área que é predominantemente masculina?

Histórias sobre os desafios enfrentados, as barreiras (a serem) vencidas e as discriminações vivenciadas no dia a dia precisam ser divulgadas!

Falar é o primeiro passo para dar visibilidade a essas situações de desigualdade e começarmos a discutir o que precisa ser feito para mudar isso!"

#SerMulherEmTech é um campanha criada pelo coletivo PrograMaria para divulgar as histórias da luta das mulheres no ramo tecnológico atual e também para trazer à tona a discussão dessas barreiras.

Para isso, trazemos para essa Mesa Redonda três mulheres que vivenciam isso em sua vida acadêmica e profissional para contar um pouco de sua história e discutir o que pode ser feito para incluir cada vez mais meninas na tecnologia.

PARTICIPANTES

CLARISSA LOUREIRO

PRESIDENTE @ IEEE WOMAN IN ENGINEERING AMÉRICA LATINA E CARIBE

Tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e pelo INSA (Institut National des Sciences Appliquées de Lyon), França (2006), mestrado em Engenharia Elétrica e Computação na área de Engenharia Biomédica pela Unicamp (2011). Atualmente é doutoranda em Engenharia Elétrica na UNICAMP, e pela George Mason University, em Washington DC. Presidente do IEEE WIE (Women in Engineering) da América Latina e Caribe em 2015 e também é presidente da Apogeeu (Associação dos Pós-graduandos da Unicamp).

Sua área de pesquisa envolve neurociências, engenharia elétrica aplicada a novos diagnósticos e terapias de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras. Faz projetos na área de tecnologia para a educação em escolas públicas. Já deu mais de 30 palestras pelo Brasil incentivando o empoderamento das mulheres nas áreas científicas e tecnológicas.

MARIA KERSANACH

MEMBRO @ PYLADIES

Cursa Engenharia de Computação na Universidade de Campinas (UNICAMP) e é membro ativa do grupo PyLadies Campinas.

O PyLadies é um grupo internacional com foco em ajudar mais mulheres a tornarem-se participantes ativas e líderes de comunidades Python de código aberto, realizando, para isso, atividades como Coding Dojos, workshops, mini-cursos e reuniões regulares.

JULIANA BORIN

PROFESSORA @ INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO - UNICAMP

Doutora e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Leciona no Instituto de Computação (IC) desde 2013, tanto máterias básicas de introdução à programação quanto mais avançadas na área de redes de computadores.

Seus interesses de pesquisa envolvem tópicos na área de redes de computadores tais como protocolos de acesso ao meio, qualidade de serviço e qualidade de experiência em redes sem fio, modelagem e simulação de sistemas de redes de comunicação, computação na nuvem e Internet das Coisas. Também realiza pesquisa em ensino de pensamento computacional.

Fale Conosco

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page